Alerto desde já que o melhor neste post está guardado para o fim. Vale a pena ver a mãe quando explicar o que sentiu quando reencontrou o filho, no segundo video. Mas vamos primeiro à história…
O Diogo Valentim tem 14 anos. Ao longo dos últimos meses, começou a dar-se com más companhias e daí a começar a fumar uns charros, foi apenas um pequeno passo. Deixou de ser aluno assíduo e a escola que ele frequentava viu-se forçada a comunicar o sucedido à CPCJ. Daqui o caso seguiu para tribunal, onde um juiz resolveu enviar o rapaz para tratamento à adição.
O Diogo vivia na Ilha Terceira, Açores, mas foi conduzido para uma comunidade terapêutica em Magrelos, Marco de Canaveses. Nem 15 dias lá esteve. Fugiu, na companhia de outro rapaz de 16 anos e esteve uma semana em paradeiro desconhecido. Os pais, desesperados, voaram para território continental, à procura de respostas, à procura do filho, temendo o pior, devido à ausência de noticias.
Sem saber o que mais poderiam fazer, resolveram pedir ajuda ao programa Queridas Manhãs. Na quarta-feira, 25 de Julho, Sónia Alves, a mãe do rapaz, fez este apelo emocionado na antena da SIC:
Dois dias depois, tivemos a honra de fazer algo tão raro como dar uma boa notícia. O Diogo viu a nossa reportagem e ficou de coração partido com as lágrimas da mãe. Pediu o telemóvel emprestado a uma mulher que vivia perto da casa onde estava refugiado e telefonou à avó. A partir daí tudo se resolveu rapidamente e poucas horas depois, já estava nos braços da família.
A mãe do Diogo, conta neste vídeo, como foi esse reencontro emocionante!
Há dias em que este trabalho vale mesmo a pena!